Friday, November 21, 2008

Probleminhas...

Bom gente... estou com um probleminha desde semana passada... um bem chato por sinal. Mas agora já estou bem melhor.
.
.
Bom, eu tenho os meus 4 cisos nascidos já há uns 3 anos. Durante esse tempo eles me causaram alguns probleminhas, mas nada de tão grave, e, por isso e também por pura preguiça, fui deixando para mais tarde a extração deles.
.
Quando finalmente resolvi que ia retirá-los, "eles" resolveram me atacar pela última vez. E tenho que admitir que foi um belo golpe.
.
Na quinta-feira passada (dia 13/11), senti um nódulo no meu pescoço, perto da mandíbula. Mas como eu ão sentia dor alguma, nem no nódulo, nem nos dentes e muito menos no pescoço, deixei pra lá... achei que era algo sem importância, como uma íngua qualquer.
Sexta-feira amanheci com o rosto um pouco inchado. Mas nada de tão alarmante... Nada doía... ainda. Mas quando a noite chegou, senti que não conseguia mastigar direito, não por dor, mas pela sensação de minha mandíbula estar "travada".
Minha mãe me achou quente, achou que eu podia estar com febre. O termômetro marcava quase 37 °C. Não era febre. Mas ela insistiu que, acima de 36,5 °C, já era quase febre e que logo logo eu estaria com uma. Ok, apelei para a famosa Dipirona e fui dormir.
.
Sábado achei que meu rosto estava melhor. O nódulo parecia menor mesmo. Tomei café e comi pão na boa. Arrumei minhas coisas e fui para Porto Alegre, ao encontro do meu namorado, com quem iria passar o final de semana.
Já na ida, no metrô, não me senti bem.
.
No almoço, não me senti segura para comer qualquer coisa. Pedi apenas uma porção de fritas, as quais belisquei algumas, sem a menor fome...
Passei a tarde sem comer... e foi nessa tarde que a dor começou e revelou a raiz do problema: um Ciso. Pra ser mais exata, o inferior esquerdo.
Tínhamos combinado de ir ao teatro assistir "Homens de Perto" e como eu não queria perder de ir, tomei um paracetamol para me livrar da dor.
Quando o espetáculo chegou ao final, a dor voltou... com tudo. Saímos de lá para uma pizzaria, onde depois da 1° garfada eu desisti de comer.
Quando chegamos de volta ao apto do meu namorado, tomei mais um paracetamol e fui dormir.
.
Domingo ficamos quietinhos em casa, então não senti muito. Só não comi muito.... Quando a noite chegou, meu estômago roncava feito o diabo, e senti que não dormiria bem antes de uma bela refeição. Vi que o paracetamol não ia mais fazer efeito, então parti pra algo um pouco mais forte: Diclofenaco de Potássio. Foi uma maravilha. A dor sumiu completamente (mas não o inchaço, óbvio). Saí e comi um mega Xis com fritas. Fiquei ótima e bem satisfeita... mas apenas naquele minuto. Mastigar a qualquer modo com o dente doente só me agravou a situação.
.
Segunda-Feira. Meu queixo era praticamente inexistente. A dor era muita. Tomei 40 gotas de dipirona e fui trabalhar, com 1 xícara de café com leite no estômago, que era a única coisa que podia passar reto pelos meus dentes.
No final da manhã, consegui uma consulta de emergência em um dentista. E também recebi dispensa do trabalho, pois eu mal conseguia falar.
Não preciso nem dizer o tamanho do pavor da dentista quando abri a boca. Estava com uma infecção ENORME, da qual já poderia estar se alastrando para outros dentes além do maldito ciso.
Contei a história toda pra ela. Ela não pôde mexer naquele momento, tamanha a área infectada. Apenas me passou nada mais, nada menos do que 3 remédios: Amoxilina 500mg para a infecção; Toragesic sublingual para a dor; e mais um treco que eu não lembro o nome, mas era para fazer bochecho e ajudar na higienização.
Além disso, me marcou uma reconsulta para a quinta-feira...
.
Terça acordei com a boca cheia de aftas. Isso sem falar que comecei a sentir que os dentes perto do ciso estavam meio "frouxos". Fiquei completamente apavorada com a idéia de perder os dentes. Chorei muito (sou chorona, choro por qualquer coisa). Liguei para a dentista de novo, que me conseguiu outra consulta de emergência.
Voltei lá, ela quase gastou toda a anestesia dela comigo, pra poder fazer uma drenagem no local e me ajudar a melhorar mais rápido.
Falou pra eu não me preocupar com o fato de os dentes estarem um pouco frouxinhos, que não iriam cair, de jeito nenhum. Isso estava acontecendo somente porque o remédio estava fazendo a infecção subir e chegar na gengiva.
Me tranqüilizei com isso. Voltei pra casa.
.
Desde então, estou em casa, com a boca cheia de feridas (aftas), não sei ao certo se por causa da própria infecção, ou se foi a amoxilina que me atacou o estômago, já que não consigo me alimentar direito (passo o dia a leite praticamente... faço uma refeição do tipo.. ou purê... ou miojo triturado com calda de feijão... coisas as quais eu não tenha que mastigar).
Estou desanimada. Essa bomba de drogas de todos os tipos me baqueou. Passo o dia dormindo. Quase não consigo pegar no tricot. De vez em quando eu leio, pra me manter um pouco acordada.
.
Já voltei na dentista novamente e ela verificou que a infecção já melhorou muito. Meu tratamento com a amoxilina ainda vai até domingo, mas parei de tomar o remédio pra dor. Não sinto mais necessidade disso.
.
Estou bem melhor agora. O que me incomoda no momento são as aftas, que ainda não me deixam comer direito.
.
Não sei quem vai ler isso tudo. Mas, se você chegou até aqui e ainda tem cisos na boca, fica o conselho:
LIVRE-SE DELES.
.
Eles para nada servem, a não ser para atormentar, causar dor.
Outros dentes meus poderiam ter sido infectados, tive a sorte disso não acontecer.
Eles não valem todo sofrimento e transtorno que me causaram.
.
Já estou com um encaminhamento para fazer uma radiografia panorâmica, para ver a posição dos cisos e arrancá-los, todos. Não quero mais essas coisas na minha boca!
.
A única parte boa dessa história (se é que pode-se dizer que algo positivo resulta de uma infecção), é que hoje eu peso 4,5Kg a menos que na semana passada. Foi um regime forçado... mas ao menos agora não preciso emagrecer mais nada para o verão.
.
Beijos à todas!
.

11 comments:

Larissa Amaral said...

Nossa Renata que situação... É uma pena q tenha chegado a esse ponto, mas vc vai ficar bem viu. Eu arranquei os meus 4 cisos de uma vez só qdo tinha 20 anos, acho que foi a melhor coisa... bjos, e melhoras para vc...

ELENA said...

Eu consegui ler a história toda , é que história !!!nem sei como vc teve coragem de vir no PC para digitar todo isso ??
Estimo suas melhoras !Beijão

Márcia Reis Hahn said...

OI, querida!

Demorou pra pedir ajuda do médico, né?! aiaiaiai

Fica aí quietinha e nem te estressa com tricô. Teu corpo agora precisa de forças pra poder se recuperar!!!

Fique boaaaa!!!!!

Cintia Ide said...

Menina, que perigo!
Espero que fique boa logo e sem os cisos! Eu tirei os quatro de uma vez, pois estavam entortando minha arcada. Tomei muito sorvete!
Melhoras,
Beijos...

alinhavando o tempo said...

ôh minha gente que história, hem?
estou muito acostumada com isso, sou dentista e já perdi a conta de quantas vezes precisei medicar dor por causa do "dente do siso". a mandíbula travada chama-se "trismo" e é difícil mesmo de conseguir abrir a boca com o problema instalado. só não pare a medicação antinflamatória, o diclofenaco potássico, antes de pelo menos 5 dias de uso contínuo. tome o antibiótico o tempo que foi recomendado, nem mais nem menos. boa sorte daqui para diante !

said...

Oi querida... esses dentes só vem mesmo pra judiar das pessoas... você tinha que ter tirado os ditos antes de deixá-los fazerem este estrago com você!!
Meus 2 filhos tiraram os cisos ainda inclusos; um, os 4 e o outro os de baixo; mas agora, passados 3 anos os de cima apareceram e ele já marcou cirurgia.
Espero sinceramente que melhore rapidinho e que consiga se alimentar direitinho:)
bjinhos compreensivos

Claudia said...

Melhoras, Renata!
E espero que volte logo aos tricôs!!!
Beijos e ótima semana!

Cris said...

Eu realmente não sei para que servem os dentes do siso..Só dão dor-de-cabeça (e na boca e no bolso,...). Melhoras para você logo!

Bjs,

Cris

Larissa Amaral said...

Ei Renata já está melhor?

Renata S. P. said...

Olá Pessoas,
Queria agradecer as mensagens de carinho que me deixaram aqui nesse período.
Estou melhor já, a infecção já não existe e estou conseguindo me alimentar melhor.
Semana que vem retorno ao dentista para fazer uma limpeza e marcar a extração dos malditos... hehehe

Mais uma vez, obrigada pelo carinho.

Beijos!

Vania said...

Oi Renata, vc já esta melhor?
viu tbém tenho os meus ainda na verdade um eu já tirei e os outros tenho que tirar talvez esse mês de dezembro tiro um deles mais doi um monte para estrair eles.
viu agora tome mais cidado com qualquer dor que vc vem a sentir e procure um medico na hora ok.
beijinhos e bom find.