Thursday, March 19, 2009

Fotografando Trabalhos


Não é de hoje que eu visito vários blogs e vejo que, o próprio dono do blog reclama que não consegue tirar boas fotos de seus trabalhos, que ficam escuras, tremidas, embaçadas, etc...
.
Resolvi então dar uma ajuda àqueles que desejam conseguir fotos nítidas dos trabalhos realizados, para publicação.
Já adianto que não sou profissional em fotografia, sou sim, uma apaixonada pela "arte de escrever com a luz" e também curiosa sobre.
As informações que vou passar têm por base experiência própria e é o que me ajudam a construir as fotos do Sweet Tricot.
Lembrando que, nada disso fará milagres, ok?
.
.
O QUE SÃO MEGAPIXELS?
Um Megapixel equivale a 1 milhão de pixels. Por sua vez, um pixel é cada pontinho que compõe um imagem digital, ou seja, é basicamente uma medida que expressa o tamanho e a resolução das fotografias tiradas por uma câmera.
.
.
CONHEÇA A SUA CÂMERA FOTOGRÁFICA.
Esse é um passo importantíssimo. Muita gente compra uma câmera fotográfica e passa anos usando o único botão que conhece: o disparador.
Vamos combinar, muitas vezes isso acontece por pura preguiça.Mesmo as câmeras comuns (não profissionais) possuem alguns ajustes básicos que auxiliam para uma boa fotografia. Então fuce mais na sua câmera. Saia um pouco do "automático". Teste os efeitinhos que ela possui. Note que, em cada modo, sua câmera irá se portar de uma maneira diferente, possibilitando assim que você verifique aquele que melhor lhe serve.
Não custa tanto assim olhar o manual dela e fazer uns testes, ok?.
Para quem reside próximo à Porto Alegre, tem uma escola de fotografia que dá aulas de 1 dia de "como aprender a usar os recursos da sua máquina digital".
Para quem quiser saber mais: www.cameraviajante.com.br
.
.
FORMATO PAISAGEM X FORMATO RETRATO
A maioria das pessoas se acostuma a tirar fotos SEMPRE em formato paisagem (ou "deitada", popularmente falando).
A questão é que, dependendo do objeto fotografado, nem sempre essa é a melhor opção. Experimente dar uma "viradinha" na câmera para ver como fica uma foto em formato retrato (ou "de pé"). Na dúvida, tire das duas formas e depois escolha a melhor pelo computador.
.
.
DISTÂNCIA FOCAL
Toda câmera Fotográfica possui uma distância focal, ou seja: uma distância mínima necessária entre a lente e o objeto fotografado, para que haja nitidez.
Por exemplo: Se sua câmera fotográfica possui uma distância focal de 30cm e você fotografar a 20 cm do objeto, a nitidez da imagem será comprometida.
Para saber a distância focal exigida para a sua câmera, consulte o manual de instruções dela, ok? Caso você já não o tenha mais (o que é hábito de muita gente jogar fora), dê uma olhada no site do fabricante.
.
.
COM FLASH OU SEM FLASH?
Falando especificadamente dos trabalhos de tricot: Eu prefiro SEM flash.
Minhas fotos são tiradas usando apenas a luz natural (do dia). Luz artificial não serve (ao menos pra mim não serve).
O problema do flash nas peças em tricot é que geralmente fica aquele "clarão", o que acaba "tapando" a peça e não mostrando sua real beleza. E outra: sou da opinião que pra usar flash tem que saber usar. E eu admito que eu não sei.
Por isso eu tento sempre tirar minhas fotos durante o dia e em locais bem iluminados por luz natural.
.
.
ZOOM
O Zoom, muitas vezes, é um ótimo recurso para pegarmos aqueles detalhezinhos incríveis de uma peça tricotada.
Mas cuidado: Utilize SEMPRE e APENAS zoom óptico e NUNCA o digital.
No zoom digital existe perda de qualidade de imagem. Quanto mais você aproximar um objeto por meio de zoom digital, maior será a perda de qualidade.
.
.
Eu uso uma Canon PowerShot A620 AiAf de 7.1 Megapixels.
Mas estou sonhando com uma profissional, uma Canon EOS Rebel XSi SLR 12.2 Megapixels com objetiva Canon 18-55mm f3, 5-5,6 IS EF-S.
Essa câmera me permitiria a troca de objetivas, o que, para mim, seria de grande valia.
Amo fotografia, mas ainda não sei quando esse sonho vai virar realidade (risos).
.
.
Vale lembrar que, mesmo assim, nem sempre as fotos saem como eu quero. Quando não saem bem, é porque não tive paciência suficiente... (risos)
Aquela coisa: "a pressa é inimiga da perfeição".
.
.
=D
.

3 comments:

tecendo-arte said...

Legal!!!Ótima dica para nós amadoras,mas que aprecia uma boa foto.Tenha um ótimo dia.Bjs.

Larissa Amaral said...

Ai ai não vou falar nada... minhas fotos são péssimas, mas vou usar umas de suas dicas, quem sabe se não consigo fazer milagres?

Renata S. P. said...

Larissa,
Não acho que suas fotos sejam péssimas.
Tudo bem, a gente sempre tende a diminuir aquilo que é da gente. Eu também tenho algumas fotos aqui no blog que eu detesto.. rsrsrs...
Mas acho que a melhor dica que eu postei foi a do Flash. Quando eu resolvi parar de usar flash nos trabalhos, deu uma melhorada de uns 50%... hauhauhauahuaha
É só vc olhar um dos meus primeiros post, tem um cachecol vermelho enrolado num sapo... aquela foi com flash. Praticamente não apareceu o ponto do trabalho!! Juro que, sempre que eu olho para aquele post, me dá uma incrível vontade de deletá-lo! (risos)

Beijos!