Monday, August 24, 2009

Creamy Cabled Bolero



.

Este bolero foi a primeira peça que tricotei da revista Montricot, Edição de Luxo.

Não foi difícil tricotá-la, mas já aviso que a receita tem alguns erros, portanto adaptei algumas coisas...

.

.

..........................

.

.

This bolero is the first pattern I've knitted from the Montricot Magazine, Luxury Edition.

That's not a difficult knitting, but I have to warn you, this pattern has some mistakes, so I had tho adapt it.
.

.
Alguns problemas que encontrei:
.
Primeiro, na receita, manda tricotar os 12 pontos da trança conforme o gráfico. Acontece que o gráfico da trança só tem 10 pontos. Contando os pontos da agulha, percebi que a trança precisava mesmo ter 12 pontos. Então eu mudei o tamanho da trança.
.
Esse bolero é feito em uma só peça, começando em um punho e terminando no outro... Como eu gosto de fazer as coisas bem certinhas, anotei carreira por carreira em um papel, apontando onde fiz os aumentos da 1° manga, e então, espelhei essas informações para fazer a segunda manga, que são explicadas de maneira diferente do que na primeira manga (???)
.
Na hora de pegar os pontos com a circular, manda levantar um total de 320 pontos em toda a volta da abertura... Eu levanto 1 ponto onde há 1 alça. No meu trabalho levantei 314 pontos que eram os espaços que tinham, e não 320.
.
E por fim, a receita manda fazer essa barra 2 x 2 por 17cm, e eu fiz por 15cm... porque ia ficar enorme, como de fato ficou. É praticamente um casaco e não um bolero...
.
.
.......................
.
.
Some mistakes I found:
.
First, the pattern says to follow the chart for the 12 cable stitches. But the cable chart has only 10 stitches. Counting the stitches I realized that the cable part needed the 12 stitches. So I made a larger cable.
.
This bolero is made in one piece, starting in one sleeve and ending on another. I noted on a paper all the rows I made for the first sleeve, marking the increases, and after I just reverse for the second one, because the patterd explains the second sleeve in a different manner than the first (???)
.
Using a circular needle, the pattern says to pick up 320 stitches around, but on my bolero, I just got 314, because there were not more space for stitches.
.
And, just to finish, the pattern says to knit 17cm on 2 x 2 rib around, but I've knitted just 15cm, because that was too big. It's almost a cardigan...
.

.

Algumas coisas a considerar:

Se eu fosse fazer esta receita outra vez, faria as mangas mais justas. Elas ficaram enormes em mim, de maneira que cabem meus dois braços em uma só manga!! Usaria também uma agulha menor, para que o bolero todo não ficasse tão grande.

O bolero original não tem esse i-cord para fechar, é usado aberto. Mas como a peça ficou grande em mim, coloquei os i-cord para poder fechá-lo e ajustá-lo melhor ao meu corpo, pois aberto ficou muito grande pra mim.

.

Bem, eu tinha escolhido fazer esta peça para usar com um vestido que eu tenho, mas infelizmente não caiu bem. Nem tudo é perfeito... e agora, digo com toda sinceridade que não sei se chegarei a usá-lo um dia. Confesso que o resultado final não me agradou muito, justamente por as mangas terem ficado largas...

.

.

...........................

.

.

Some considerations:

If I knit this again, I would made the sleeves fairer. That is too big that I can put my both arms inside one sleeve!!! I think I would use a thinner needle too.

The original pattern doesn't have the i-cord, the bolero is used open. I added it because the body were also oversized to me... So I did it trying to adjust the body.

.

I had chosen to knit this bolero to use with a dress, but, after I try it, I realized that the bolero and dress didn't look well together. Not everything perfect... And now I tell you, with all my sincerity, that I don't know if I'm going to wear it one day. I confess that it didn't turned out like I wanted, because this big sleeves.

.




Receita: Bolero Azure, Revista Montricot Edição de luxo (Ravelry link)

Agulhas retas 5mm

Agulha circular 5mm de 80cm.

Fio: Pingouin Safira

Cor: M. Ariel (4729)

3.2 novelos.

.
.

............................

.

.

Pattern: Bolero Azure, Montricot Magazine Luxury edition (Ravelry link)

5mm straight needles

5mm circular needles

Yarn: Pingouin Safira

Colorway: M; Ariel (4729)

3.2 skeins
.

.

=)

.

39 comments:

Monika said...

Boy you are fast! This bolero fits you very well! :o)

Eliz said...

Olá! Poxa, obrigada por compartilhar os problemas que achou na receita. Ficou muito bonito, apesar dos defeitos de largura que você mencionou. Ficou muito bonito em você, mesmo um pouco folgadinho, que tal vender para alguém mais gordinho ou dar de presente para uma amiga mais fofinha? É um belíssimo trabalho e, se realmente não agradou a você para usar, pelo menos rendeu a nós, tricoteiras, as correções bem feitas por você. Muito obrigada por dizer-nos o que achou de estranho na receita e, sucesso em próximos trabalhos.

Marico said...

Renata, por quê não vai usá-lo se ficou lindo em você? Ai que dó, achei linda a cor e os pontos. Belo trabalho!
bjs

Karina K. said...

Oi, Renata!

Ficou lindíssimo! Usa sim!!!

E pode deixar que já dei o abraço no Lucas, hihihi! Obrigada!

Beijinhos

Daiane Daniela said...

Olá!
Nossa, achei q ficou lindo!!
Pena q nas revistas nacionais está cada vez mais comum achar erros ne´, mas fzer o q...
Um beijão!

Elaine said...

Ficou Maravilhoso!!!
beijos querida

Tricô e Mais Tricô said...

Renata ficou maravilhoso!!! Também a cor é linda!!!
Muito legal vc ter passado os erros para quem for tricotar já se preparar.
Parabéns, ficou perfeito!
Beijos

Márcia said...

Uau, ficou muito lindo! Parabéns! Beijão!

Monica said...

Eu achei lindo, mas se vc não gostou....melhor passar pra frente!Eu também estou fazendo uma blusa meio que adaptada da revista mas logo de cara já achei um erro, pior que eles não atualizam o site , poderiam pelo menos colocar as erratas lá!!!
bjos

Anonymous said...

Oi, eu tambem tive alguns problemas com umas receitas da revista. É só ligar para o 0800 que aparece, se não me engano, na contracapa da revista e pedir para falar sobre as receitas. Quem te atende é a responsável pela elaboração das receitas e ela me passou todas as correções por telefone e depois por email. Foi muito atenciosa e competente. Achei que não daria certo alguém me explicando, mas foi muito esclarecedor. Espero que com você també, dê certo. Um abraço! Laura.

Luciana said...

Oiii
vai usar sim!!! Ficou lindo demais...e ótima idéia de comentar os detalhes e considerações sobre a receita.
Amiga, passei pra te avisar que tem selinho no meu blog pra vc.
Bjsss

Renata S. P. said...

Meninas, obrigada pelos comentários =)

Não sei se vou usar porque fiz ele pra um vestido e com o vestido não ficou bom... coloquei com essa roupa preta apenas para as fotos, a blusa preta que eu estou usando ela "sobe" um pouco à medida que eu caminho e confesso que não sou de mostrar a barriga sabe... não gosto. rsrsrs...

Laura,
não sabia desse 0800, acho que nem olhei na revista isso.. rsrs...
Mas obrigada por avisar!!!

Beijos à todas!

said...

Renata, o modelo do bolero é muito bonito, mas realmente não assentou bem, como você tinha idealizado... Não me entenda mal! o bolero é foi super bem feito, mas não é o que vc queria, certo?
Mas se a gente não testar a receita como vamos saber? Agora q sabe de todos os transtornos, acho q o modelo, já com as suas modificações cairia bem num fio e agulhas mais finos, ou mesmo em linha...
Eita vida dura de tricoteira rss
Bjinhossss

Anonymous said...

Oi Renata, mostrar a barriga com roupa de frio, nem pensar, ainda que você gostasse de mostrá-la! Nunca gostei de mostrar minha barriga, nem mesmo quando tinha 14 anos! Acho deselegante! Mas, quanto ao bolero 9(casaco), acho que você pode experimentar outro vestido, quem sabe? Ficou maravilhoso! Comprei esta revista que veio dE Caxias do Sul, enviada carinhosamente pela Ana Alice,(anatricotanco2...) e achei este bolero lindo! Qual oseu tamanho? Não ficou parecendo que as mangas estão frouxas(?) na foto, gostaria de fazer um no tamanho pequeno....(vou aguardar a sua resposta, portanto!) Bia e-mail:biamaravilha@hotmail.com
Obrigada e um grande abraço.

Unknown said...

Eu amei.
Como tudo que faz,ficou lindão.
Beijos

Marcia Quadrado said...

Oi Renata,
Infelizmente as receitas da Pinguin tem alguns defeitos, mas nós nos adaptamos, é o jeitinho brasileiro, hehe. Obrigada por compartilhar os teus aprendizados.
É muito frustrante quando imaginamos alguma peça para usar e quando colocamos não ficou o que imaginávamos...o jeito é fazer outra.
Bjs,
Marcia Quadrado

Alexandra said...

It's beautiful and it looks great on you!

Eliana said...

Renata, todo trabalho manual tem o seu valor e a sua beleza. É o esforço e o carinho que colocamos é o que importa. Apesar de você não ter gostado, eu achei lindo! E seu esforço em corrigir esta receita merece louvor. Parabéns! Bjs.

Judy said...

Oi Renata!
A cor é linda e o modelo é muito bonito!
O tricot tem estes inconvenientes quando não fica do gosto o conserto "caro".
Infelizmente tem algumas peças que não ficam exatamente como a gente imagina... como na vida, nem tudo é como a gente quer!
Quem sabe vc usa com uma camisetinha mais grossa por baixo e se resolve o problema?
Pois vendo nas fotos ele tá bem legal!
Um grande abraço,

Judy

Amanda said...

Renata, adorei seu blog! é lindo, vc tem um bom gosto raro de encontrar, e quanto ao bolero, ficou lindoooooooooo e agradeço por comprartilhar os erros conosco. Vc fez a amostra? e eu sou meio leiga no assunto, o que são 3.2 novelos?
Obrigada ^^

Amanda said...

Renata, adorei seu blog! é lindo, vc tem um bom gosto raro de encontrar, e quanto ao bolero, ficou lindoooooooooo e agradeço por comprartilhar os erros conosco. Vc fez a amostra? e eu sou meio leiga no assunto, o que são 3.2 novelos?
Obrigada ^^

Renata S. P. said...

Ká,
Realmente, não assentou bem... como ficou largo, acho que se eu fizesse com linha como dissestes, usando agulha mais fina, ficaria melhor =)

Bia,
Eu uso tamanho médio. As mangas ficaram mega frouxas!!!

Marcia Quadrado,
Ainda não parei pra ler as outras receitas da revista, mas pelo que o pessoal anda comentando, essa não é a única que tem erro mesmo... uma pena, mas a gente dá um jeito!

Judy,
Pois é, já pensei em comprar uma outra blusa pra ver se fica melhor com esse bolero...

Amanda,
Eu fiz a amostra sim. Acontece que a manga realmente tem muitos pontos. Comparei com outra blusa que fiz há pouco (a Corona) e esse bolero tem quase o dobro de pontos na manga!!!
3.2 novelos significa que usei 3 novelos inteiros e 1/5 do quarto novelo. =)

Beijos à todas!!

Cecília said...

Oi Renata!
Que falta de seriedade dessa revista, receita com erros, que raiva...
Apesar do resultado final não ser o que vc esperava, ficou muito bonito.
Acho que merece encontrar alguém que se sinta bem nele.
Beijos

tecendo-arte said...

Isso já aconteceu comigo Rê...tive q cortar e passar na máquina overloque para não desfiar,fica imperceptível...

tecendo-arte said...

Isso já aconteceu comigo Rê...tive q cortar e passar na máquina overloque para não desfiar,fica imperceptível...

Claudia said...

Oi, Renata!
Imagino a sua decepção, depois de um trabalhão desses! E isso pq vc é supercuidadosa e talentosérrima, tendo percebido e corrigido os erros do original!! Nas fotos ele ficou lindo em vc, mas entendo a coisa das mangas largas, pq tb tenho uma blusa de tear assim e não consigo usá-la... humpf...
Enfim, o seu trabalho está impecável como sempre!
beijo

ELENA said...

Renata , realmenete as mangas ficaram um pouco largas para vc ,mais o resto esta muito bonito e caprichado ,vou guardar suas correções junto com a receita para as duas magrinhas aqui de casa ,obrigada por compartilhar . Bjão!!!

Artesanatos da Minie said...

Oi Renata!
Adorei a cor e o modelo é uma graça. Mas acho q dá para usar assim mesmo!
Ainda não fiz nenhuma receita desta revista...tá na fila.
Bjs, boa semana e bom tricô!

Vera Teixeira said...

Oi Renata,
Dá para ver que você fez com o maior capricho, mas acho que por causa das mangas terem ficado largas as tranças ficaram torcidas na hora de vestir.
Uma pena.
Será que dá certo cortar o excesso e passa overloque, como uma das garotas sugeriu?
Bjs

Claudia (Cacau) said...

Olá Renata,
Ficou lindo, apesar de vc ter feito pra usar com um determinado vestido, nada lhe impede de usar com outra roupa, se a blusa que vc está pra tirar a foto fica subindo, vc já tentou usar com uma outra blusinha, quanto aos erros da revista, ela tá uma tristeza, tem várias receitas com vários erros, faço parte de um grupo, que muitas pessoas estão reclamando, mas fazer o que né.
Bjks
clau

Regina said...

Já vi tudo, a arte está no sangue!eheh Mãe e filha são demais. Esa peça ficou uma beleza. Parabéns. bjsss

Renata S. P. said...

Cecília,
Pois é, eu também acho.. uma revista tão bonita, com tantos erros? Não entendo... se as peças foram tricotadas para as fotos, como os erros passaram despercebidos?

tecendo-arte,
Será que se eu fizer isso as mangas vão se ajeitar?? Já tinha pensado em desmanchar tudo pra aproveitar a lã.. hauhaua

Vê,
Foi exatamente isso que eu não gostei. As tranças se deformam no vestir por as mangas estare grandes =(

Cláudia,
Admito que já fiquei com raiva da revista sabe... minha mãe está fazendo um outro casaquinho que também está cheio de erros... ela é iniciante no tricot, então toda hora me chama pq não entendeu a receita, mas também, não tem como entender daquela maneira... as instruções pra um lado e outro do casaco são diferentes!!!
Uma tristeza mesmo...

Beijos à todas!

Cris Fazendo Arte said...

Uauuu...
Que bolero mais lindo.
Muito bem trabalhado. Adorei inclusive a cor.
Parabéns.

Renata said...

Rêzinha, a maioria das revistas de nosso país,infelizmente tem vários erros...Por isso que vou ver se "tomo jeito" em aprender e a entender o inglês...Assim dou folga pra vc e a Ká...Bjs,Renata T.Araújo

Mamã Martinho said...

Eu gostei do modelo, mas percebo-te e acho que se não te sentes bem com ele então deves oferecer. Alguém conheces gosta e vai ficar bem contente.
Quanto aos erros, acho que isso já é comum em muitas revistas, até em Potugal.

Bjs

Mónica

Celina said...

Renata, esse bolero é lindo, mais uma vez a cor foi bem escolhida. Eu acho que ele ficou muito bem e a solução do i-cord resultou perfeito. Quanto às mangas, não acho que estejam assim tão largas mas quem usa é que sabe, né? Eu compreendo, quando uma peça não corre exactamente como nós imaginamos a tendência é para ficar posta de lado, mas acho que é uma pena não usar esse bolero! Agora se acha que não vai usar de jeito nenhum, tem um remédio radical: refazer as mangas! Dá trabalho mas pense só que se não vai usar, não aproveita o fio nem o bolerinho... A mim já me aconteceu, decidi-me a desmanchar e o jeito foi refazer. Foi o único modo de usar a peça, mas no caso ela estava pequena demais, não tinha mesmo jeito! ;)
Bjs

gita habiba vania said...

olá, amei seu bolero
vc aceita encomenda?/?
caso sim, me mande um mail
por favor, gilprojetos@hotmail.com

beijos e obrigada!
vania...

Helena said...

ola bom dia
vim atraves do google
amei seu bolero
vc nao gostou ?
nossa ficou perfeito em vc
faz outro agora tu ja tem mais pratica nesse modelo
eu as veses tento fazer algo olhando receita e nao dar certo
eu faço pra tirar as duvidas
mas depois eu desmancho rsrs
sou a rainha de desmanchar rsrsrs
e faço tudo de novo
eu gostei esse
se nao kiser pode me dar ke eu aceito kkkkkkkkkkkk brincadeira
pode usar pra uma festa tu fara sucesso
um abraço pra ti
Helenacroche

Unknown said...

se vc não usar me de presente eu vou amar, porque ficou lindo demais, beijos