Tuesday, March 17, 2009

Sobre a venda de receitas de tricot...

Bom gente, vou direto ao assunto...
Depois de ter criado o Boris, comecei a pensar em vender receitas de tricot.
.
Eu gostaria colocar minhas futuras receitas à venda em sites estrangeiros (traduzidas para o inglês, é claro), pois nem sei se existe site brasileiro específico para esse tipo de coisa... Não sei como faria com as receitas em português também...
Vou ter que estudar isso, ver como funciona, se vai render alguma coisa ou não.
.
Lembro que, na época que eu fiz a bolsa feltrada verde, me disseram que eu deveria vender minhas receitas.
De início não dei muita bola, mas depois comecei a amadurecer a idéia.
Pra quem não sabe, eu sou formada em Publicidade e Propaganda, mas não trabalho na área.
A Publicidade tem várias áreas de atuação e eu sempre fui mais ligada à parte artística (porque será?). Desde criança, eu desenhava à mão livre traços que a maioria das crianças da minha idade não faziam. Não é querer me "gabar", mas eu sei que sempre tive aptidão para isso.
Minha vida toda fui interessada por artes manuais, principalmente o tricot.
E agora, pela primeira vez, de certa forma eu consegui "unir" essas duas coisas e transformá-las em uma só: A criação de peças em tricot.
E aí fica aquela pergunta: Será que posso fazer isso ser algo além do que o meu orgulho?
Já comprei tanta receita de designer via internet... será que eu posso ser um deles?
.
Não quero parecer "egoísta"... não me interpretem mal.
Sei que muita gente acha isso um absurdo... que acha que é exploração... falta de coleguismo, e por aí vai...
Mas não é bem assim.
Também nem sei se isso irá mesmo acontecer. É uma idéia que eu tenho, que, como falei antes, precisa ser bem avaliada.
.
Estou postando isso porque eu gosto de compartilhar opiniões. Estou falando porque me importa saber o que minhas colegas pensam. Já adianto que, não tenho medo de ser criticada e tenho consciência que, se essa atitude se concretizar, não agradará a todos.
.
E, se alguém puder - e quiser - me ajudar com essa idéia, sabem onde uma brasileira poderia vender suas receitas? Sabem de alguém que vende? Ou como isso tudo funciona?
.
Um grande beijo à todos!
.
Happy Knitting!
.
=D
.

18 comments:

Nat said...

Oi Renata !

Eu acho que voce deveria cobrar sim! É um trabalho! Voce gastou horas pesquisando, planejando, material, etc, etc... O trabalho artesanal precisa ser valorizado sim! Muitos blogs começaram com pequenas coisinhas postadas e sei que tem muita gente bacana fazendo sucesso. Eu torço pelo seu sucesso! Se eu aprender e gostar de tricotar sou candidata a comprar suas receitas! Ninguem vive de vento... é começando assim qeu voce se tornara uma grande artista. Fica aqui meu apoio!!! Invista nesse sonho e terá grande futuro!
A Cris Paz (www.chezcris.com) começou devagarinho e hoje tem até um pedacinho de uma loja! Não é o máximo?
Beijo com carinho!
Nat

Maria Arteira said...

Renata,
Não acho que você seja egoista. Se lá no mundo do Tio Sam as receitas são vendidas, porque não serem vendidas aqui na Pátria Brasil? Acho que todas as pessoas têm direito e dever de expandir-se em seus negócios. Não é porque vc tem um blog e disponibiliza receitas que a mesma deva ser gratuita. Muitos blogs postam o trabalho e não passam a receita. Se a gente quiser precisa enviar e-mail e lógico que atrás disto tem o pagamento, natural eu acho. As pessoas dispõe de seu tempo para fazer suas artes e nada mais justo que vendê-las. Não se sinta mal por isto com minha mãe dizia: negócios, negócios, amizade a parte. Eu sempre gostei de artesanatos, seja qual for e sei tb que a gente leva muito tempo para realizar um projeto que queremos. Não sou expert em tricô nem crochê, faço o básico e vou me aventurando em revistas( tenho muitas)e em sites. Certa vez li num blog o seguinte: gente, não me peçam receitas, faça como eu busquem, se errar desmanche ... isto é um resumo. A pessoa estava cansada de receber e-mail pedindo receita disto e daquilo. Concluindo : Hoje ela tem uma loja virtual e vende os seus produtos. Então desejo a você sucesso em seus objetivos e tenha fé que tudo sairá como vc quer.
Desculpe o tamanho do post.
Boa Sorte,
Bjs,
Maria

Cecília said...

Oi Renata!
Vou fazer uma pequena viagem, passei só pra dar uma olhadinha no Boris e na Lyah, mas na volta darei minha opinão,tá?
Desejo que continue tendo belas ideias.
Bjs

Anonymous said...

sério,adoorei a idéia,até pq já pensei nisso também(afinal eu ñ trabalho assim poderia fazer c q não precisasse de pedir minha mãe dinheiro pra comprar linha)...então te dou todo meu apoio!!!Vá em frente!!!E sobre lugar pra postar,acho que no Ravelry têm como,pois já vi arquivos em pdf a venda...mas não tenho muita certeza não...

Monica said...

Oi Renata, acho uma ótema idéia a sua, venda sim suas receitas, afinal, foram hora de trabalhos, planejamento, etc....
No Ravelry vc pode colocar as receitas para vender , inclusive já comprei lá em PDF, outro site é o Etsy, dê uma pesquisada pois acho que vale a pena!!!Te dou a maiuor força!!!
bjos

Monica said...

Ah, esqueci, tem a elo7 também(www.elo7.com.br), dá uma olhadinha lá!!!!Mas pelo Ravelry e pelo Etsy vc pode vender para o mundo todo!!!, No Ravelry o pagamento é via pay pal.

Renata S. P. said...

Nat,
Dei uma olhada no blog que você me indicou, achei muito legal mesmo a iniciativa dela, sem contar o bichinhos de pano, que são uns fofos!

Maria,
Não tem que se desculpar! O espaço está aí e é pra escrever mesmo =D

Michelle,
Pois é, ontem eu dei uma olhada no Ravelry, mas não sei se sou eu que sou cega, mas não achei nenhum lugar do tipo "seja vendedor", etc... vou ter que vasculhar melhor pois tem sim receitas a venda lá...

Mônica,
Ontem eu fiquei horas no site da Etsy para entender o funcionamento... Mandei um e-mail para eles pra sanar as dúvidas que não consegui tirar só pelo site, como, por exemplo: Vou receber o pagamento já convertido em moeda local? Sim né, pq o banco não aceita um depósito em dólares... não sei como isso funciona, se na transação já é feito a conversão ou quem deposita que tem que fazer... aiai...
E quanto ao Elo7 eu amei!
Achei ótimo para criar uma loja virtual e vender os tricotados... pq não né?

E A TODAS:
O meu muito obrigado pelo carinho, pelo apoio e pela força!

Beijos!

Renata S. P.

Unknown said...

Oi Bonitinha,

Sim sim,deve vender ,ora o seu talento deve ser recompen$$ado,pois
há gastos,e tempo investido na criação ,desejo que você consiga ,e que continue criando coisinhas fofas como o lindo casal Boris e Lyah,e quando estiver fazendo muito sucesso de um canjinha para as amigas e poste alguma receitinha free.

bjs

Flávinha said...

Ola amiga, sempre acompanho o seu blog, e ele tem coisas lindas...
Acho que vc deveria sim vender as receitas, elas são suas, e vc deve ganhar algo em troca né..
Ah, fiz um blog para anunciar produtos dos nossos blogs, para divulgar o trabalho das blogueiras...da uma passadinha lá...bjs

Rafaela Hübner said...

Oi!
Eu concordo com cobrar sim. O único porém é o preço, se for muito alto não acredito que terá mercado, mas um preço justo, eu com certeza compraria.
Beijos!
Rafa H

Unknown said...

OI,AMEI O BORIS,E FUI CORRENDO FAZER O MEU,MAS FIZ UMA COELHA,E COLOQUEI UM VESTIDO NELA,PASSA LA NO MEU BLOG PARA VER.ACHO Q VC DEVE CORRER ATRAS DO SEU PROJETO SIM,DOU A MAIOR FORCA.ABRACOS E OBRIGADAA PELA RECEITA FREE E FACIL.PARABENS.

KetyMarques said...

Renata, penso que um blog serve para expormos o que quisermos, mas algumas pessoas acham que temos o dever de publicar o que elas querem e ha algumas ainda que pensam que somos editoras gratuitas, nos escrevem pedindo receitas e as vezes sequer prestam atenção em nosso trabalho.
Ja pensei nisso varias vezes, acho que é mais que um direito, se a receita foi criada por nós, mas sempre me preocupei com o fato de como faríamos para que a receita não fosse passada na net como passam as receitas de revistas etc, visto que aqui no brasil não temos a mesma severidade na lei como em outros países...
Quanto ao fato de parecermos egoístas, isso ja acontece, o simples fato de colocarmos uma peça em nosso blog com um link que direciona a uma receita em inglês ja faz com que muitas pessoas torçam o nariz para nós...

Se vc amadureçer esta ideia quem sabe não estará tb incentivando outras pessoas a fazerem o mesmo, eu por exemplo, hehehe
Veja a vitoria quintal vende suas revistas e outras coisas e tem muitas pessoas que a adoram, muitas das receitas são comuns e mesmo assim o pessoal compra...

Bjss

Renata S. P. said...

Meninas, mais uma vez, obrigada pelo apoio e carinho de cada uma. Ah, e pelas dicas também, é claro... rsrs

Beijos!

Cafofo da Mônica said...

OI,RENATA!
VIM CONHECER SEU BLOG POR CAUSA DO POST DAS FOTOS.OBRIGADA PELAS DICAS.
CHEGUEI AQUI ONDE VOCÊ FICA NA DUVIDA SE DEVE VENDER SUAS RECEITAS. MINHA OPINIÃO É QUE SIM.
VOCÊ TEM HORAS E HORAS GASTAS E NÃO VEJO NADA DEMAIS EM VENDER APOSTILAS. AFINAL TEMOS QUE NOS MANTER NÃO É?
SE VOCÊ FIZER MESMO NO QUE DOU A MAIOR FORÇA,ME AVISA QUE VOU SER UMA DAS PRIMEIRAS A COMPRAR.
VOU LEVAR VOCÊ COMIGO PARA NÃO PERDE-LA.
ESTOU APRENDENDO TRICÔ E ADORARIA DE VERDADE COMPRAR SUAS RECEITAS.
DEPOIS ME FAZ UMA VISITA, VOU FICAR CONTENTE EM RECEBE-LA.
www.cafofodamonica.blogspot.com

BEIJOS NO CORAÇÃO,
MÔNICA BEATRIZ.
PS: AMEI SEU BLOG E SEUS TRABALHOS.
OS BICHINHOS SÃO MUITO FOFOS.

Olivia Claudia said...

Eu acho que você pode fazer algo em preço módico. Tipo R$ 3,00. Já comprei receita de $2.00, $7.00 e é bem baratinho que você nem pensa duas vezes. Convertendo para o mercado brasileiro eu acho que menos de R$ 5,00 tá muito bom.
Outra coisa é colocar fios brasileiros, nomenclatura brasileira, algum PAP pra quem tá começando. Tenta o Elo como já falaram.
Com o resto do mundo faz baratinho também. Na faixa de $2,00 tá bom. O negócio é vender em quantidade. Mas aí vc esbarra nos fios importados e nas agulhas que tem ligeira diferença. De todo jeito vc pode pesquisar tipos de fios que se assemelhem e indicar os ply (não sei se escreve assim) para as americanas e o resto do mundo ;)
Vai dar certo e eu apoio!!!!!

Claudia (Cacau) said...

Olá Renata,
Acho que vc tem que vender sim, eu mesma talvez, dependendo do preço, me torne sua cliente, mas deixa eu lhe perguntar uma coisa, caso vc vá iniciar a venda das suas receitas, antes vc não teria que, tipo assim, fazer algum registro pra não pegarem a sua receita e dizer que foi a outra pessoa que inventou, posso estar falando besteira, mas quase tudo as pessoas não tem que registrar?, não seria o caso das suas receitas tbm.
Bjks
Cacau

Renata S. P. said...

Oi Cacau!
ótima dica a sua, confesso que eu não tinha pensado nisso... vou verificar!

Beijos

Anonymous said...

MENINA AMEI SUA SUGESTAO QUEM SABE EDITAR UMA REVISTA COM SUAS RECEITAS EU COMPRAREI CONCERTEZA, POIS JÁ FAÇO ISTO COM OUTRAS TIPO PINTURA E ASSIM POR DIANTE.SUCESSO
BEIJOS.
OBS.QUEM SABE ATE DVD COM SUAS RECEITAS.BERNADETE