Monday, May 18, 2009

Decepcionada... / Disappointed...


Tá bem, não é uma enorme decepção, mas... o suficiente pra me deixar chateada.
.
Eu tinha uma receita de um casaco legal favoritada no Ravelry. Um casaco pesadão, feito com agulha 8mm. Então eu precisava de um fio suficientemente grosso pra tricotar com essa agulha.
Pesquisei, pesquisei...
Fiquei entre 2 fios: Pingouin Marte e Pingouin Paratapet.
Acabei optando pelo Pingouin Marte por achar que o Paratapet não seria adequado para vestuário...
.
Bem feliz, comprei de cara 9 novelos de Pingouin Marte (detalhe: eu nunca tinha trabalhado com este fio), e comprei pela internet ainda, sem nunca tê-lo visto ou tocado nele... (é isso que a ansiedade faz com uma pessoa).
Quando o fio chegou, eu achei ele "meio estranho", mas resolvi não tirar conclusões precipitadas.
Comecei a tricotar. A cada ponto que eu faço, mais temerosa eu fico.
A cor é maravilhosa, certamente o casaco ficará bonito.
.
Qual o problema então??
.
O problema é que este é um fio supergrosso e sem torção. Ao olhar, parece ser um algodão doce.
E, por causa disso, a sensação que eu tenho é que quando eu usá-lo terei que ter o maior cuidado: não poderei me encostar em qualquer lugar, deverá ser lavado com o maior cuidado, máquina de lavar, jamais! Acho que até o cinto de segurança do carro pode fazer meu casaco embolotar!!!
.
Vou terminar o casaco, claro.
Só acho que ele não vai durar bonitinho por muito tempo.
.
Ai gente, que ódio de mim....
Tô arrependida de não ter comprado a paratapet!!!!!
.
=(
.
.
............................................
.
.
Ok, that's not a huge disappointment, but enough to let me go mad.
.
I had a cool jacket pattern on my Ravelry Favorites, that requires 8mm needles. So, I search a compatible yarn here in Brazil to knit it.
After that, I was between two yarns: Pingouin Marte and Pingouin Paratapet.
I ended up choosing Pingouin Marte.
.
Very happy, I opened a page on the internet and bought 9 skeins of Pingouin Marte (and I never knitted with this yarn before)...
When it arrived, the yarn seemed stranged to me, but I decided to test before saying something.
I started knitting whit it. And more I knit, more fearful I feel.
The color is lovely, for sure it will be a beautiful jacket.
.
So, where is the problem???
.
The problem is this is one of that yarns that you cannot pull in anything, because it can mess it all.
My feeling is that when I wear it, I'll have to take care about evey wall, chair, table, when I move around. I think that even the car safety belt can ruin my jacket!!!
.
I'm going to finish it, and wear it, of course...
I just don't know how long it will last in good condition.
.
I so hate myself...
I feel sorry for not have choosen the Pingouin Paratapet yarn instead this one!!!!
.
=(
.
.

28 comments:

Fernanda said...

poxa... :-(
acabei de comprar dois novelos no bazar horizonte, pra fazer golinhas!

Tudo que você faz fica tão lindo, espero que você ainda se surpreenda com o fio e ele não te dê problemas...

beijos!

Eliz said...

Querida, eu comprei o fio Marte, montes dele, no Bazar Horizonte, mas não para algo como blusas ou que tais, simplesmente para aqueles xales que parecem feitos de barbante! Pontos abertos! Ele fica bom nisso, não se desespere! Além do que, se o prazer de tricotar é fazer a peça, se ela der problema, faça uma boa ação e doe. Relaxa, aproveita seu tricô e pronto! Não deixa um fio desanimar você! Tá tão lindo seu casaco! Não sei fazer casaco, nunca soube, então dou a maior força para você. Abração! Boa sorte! Bençãos!

Gabriela said...

Oi Renata!
Yo he tejido con Marte y queda lindo. No se friza más que la sedificada, lo que es ruin para hacer las costuras porque no es torneado.
Saludos desde Uruguay

Elaine said...

Pois é..
Fiz uma blusa com esse fio e durou uma lavada... Minha mãe enfiou na máquina de lavar!!! Ele ficou com cara de velho na hora!!! Ahhh mas dá pra usar pra dormirné?!
:( O pior é que tenho 3 pacotes fechados dele ainda...

Larissa Amaral said...

Não se desespere! Assim como todo trabalho de tricô, não pode usar máquina, deve ser lavado com muito cuidado! Mas esse fio é lindo, e com certeza vc vai gostar do resultado!

Monika said...

We live and learn. It looks gorgeous, enjoy it as long as it lasts.

KetyMarques said...

Uma vez comprei pra fazer um blusão pro meu filho e nunca mais compro, não da pra desmanchar senão ele desmancha, da medo até de pegar, parece que ele vai se desfazer, é uma pena pois tem uma cor mais linda que a outra e o preço é muito bom.
Mas é assim que agente aprende né!
Beijinhos

Monica said...

Ai Renata não desanima não!!!Eu já usei este fio, mas para fazer cachecol!!!É muito ruim quando idealizamos uma coisa e não sai do jeito que era pra ser, mas continue a blusa nem que seja para usar só uma vez ele bem bonitão, tenho certeza que vai valer a pena!!!!bjos

Márcia LP said...

Renata,
o foi Marte pode parecer estranho mas dá um trabalho super fofo e leve. Por não ter torção, o fio fica mais frágil e portanto exige maior atenção para lavar a peça. Continue que você vai gostar.
Agora sobre a PAratapet, ela dá sim para fazer peças para vestir. É um pouco áspera, afinal é pura lã. Para resolver isso é só lavar com sabão neutro e colocar de molho em amaciante, o trabalho fica ótimo. Fica bem pesado e rende bem menos que a Marte.
Tem coisas que são assim mesmo...
... a gente só descobre na prática.
Beijinhos e boa semana.

Olivia Claudia said...

Ah... ;( mas a raiva vai passar porque a cor é linda demais!
E vai usá-lo pra sair naquela noite especial e só quem chegar pra dar aquele abraço gostoso é que vai poder se aproximar ;) no mais...tudo é impermanente mesmo ;) tudo se acaba e o que fica são as lembranças ;)
bjs

Cris Fazendo Arte said...

Ai Renata, não é querendo te desanimar não. Mas eu estava com um fio deste aqui em casa e fiz um cachecol, tbm não gostei do resultado, até coloquei uma observação na minha postagem a respeito dele. A imprensão que passa é que o fio vai feltrar sozinho só de pegar.
Realmente é muito chato a gente começar um trabalho e ver que não está ficando do jeito que queremos.
Quando eu tenho dúvidas em relação a algum fio eu prefiro não comprar ou busco me informar em outros blogs. Infelizmente vida de tricoteira é assim mesmo, vivendo e aprendendo.
A cor do casaco está linda, mas vc vai ter que ter um pouco de cuidado sim quando for usar.
Beijos e boa sorte.

Márcia said...

Renata, eu já fiz um casaquinho com a Paratapet e ficou impossível usar de tão pesada e grossa... Não gostei não... mas esse fio Marte parece ser bem gostoso e bem fofo... Vai ficar lindão!

Renata S. P. said...

Pois é meninas...
terminei as costas, comecei a frente... continuo com a mesma sensação... pior é que eu vou ter pena de usar por causa disso.
Mas tudo bem... como vocês mesmas disseram, "vivendo e aprendendo"... não devia ter comprado sem ter visto antes. Agora já foi...

Beijos à todas!

Cecília said...

Renata, sempre fico admirada com a sua rapidez. Está muito bonito e a cor é linda! Uma pena a lã não ser
apropriada. Mas não desanima, na maioria das vezes os erros nos deixam algumas lições úteis.

Beijos

Marico said...

É errando que se erra (hã?)
Isto é, é errando que se aprende!
O seu casaco vai ficar lindo com
essa cor. Espero que você termine,
mesmo que seja só para ficarmos
admirando.
bjs

Anonymous said...

Renata,

ao tricotar, a gente acrescenta torção ao fio. Não acredito que o trabalho vá se desmanchar.
Qnto as bolinhas que podem se formar com fricção, o segredo é tricotar bem apertado. Se o fio não tem muito espaço pra se mover dentro da laçada, as bolinhas não aparecem.
Não sei qual é a composição dessa lã, mas via de regra, trabalhos manuais devem ser lavados a mão, ponto.
Dissolva o sabão de sua preferência em água fria no tanque e ponha o casaco de molho por algumas horas ou de um dia pro outro. Coloque o casaco num balde, drene a água de sabão, encha o tanque com água limpa e enxagüe o casaco (tantas vezes qntas necessárias). Esprema o excesso de água, leve pra máquina de lavar e use o ciclo de centrifugação pra retirar a água que vc não conseguir tirar antes. Coloque pra secar sobre uma toalha na horizontal. Não pendure ou vc vai terminar com um casaco super longo nas mãos.

Jane

Renata S. P. said...

Jane,
Obrigada pelas dicas preciosíssimas =D

Beijos!

said...

Puxa, que chato isso...mas acredito que não vá acontecer nada de ruim com a peça! O casaco vai ficar bárbaro e veja; gente chique não lava as coisas hohoho (dica do Clodovil rs)
bjinhos

Tricô e Mais Tricô said...

Renata, sempre vejo este fio na lojinha, uns novelos na cor verde limão. Só de ficar exposto ele já está meio esquisito, mas vá em frente e siga as recomendações de lavagem que tudo dará certo. Amei a cor, e com certeza o modelo será belo.
beijos

Suzane Oliveira said...

Renata, ontem comprei um novelo desse marte pra fazer umas luvas sem dedo, to aqui passando uma raivinha basica. Fui desfazer um vez e o fio foi se desintegrando da um aflição danada. Mas to aqui na luta, assim como vc terminarei o trabalho claro.
Boa sorte com a sua blusa essa cor é maravilhosa,e boa sorte pra mim tbm...kkkkkkkkkkkkkk...
Adorei seu blog, vou acompanhar.
bjus

Mamã Martinho said...

Bem esta é uma situação bem chata. Mas pela foto o casaco parece bem giro e a linha bem fofa. Pode ser que depois de vestido não seja assim tão mau.

Bjs e boa sorte

Mónica

PITA said...

Esse fio é terrível mesmo!! o pior é que vc terá que usar outro fio pra costurar o seu casaco, com esse fio fica impossivel a costura!!! ele desmancha conforme vc vai costurando...
vc poderia ter usado 2 fios da sedificada...acho que daria o mesmo efeito.
bjs

Judy said...

Oi Renata... fica assim não... valeu como aprendizado, é como a Olívia disse.
Claro que um casaco de tricot é muito trabalhoso, demorado de fazer, e caro para durar pouco, mas vc tem a opção de mandar numa lavanderia e aumentar a vida útil do danado. A cor é linda, o modelo deve ser super legal... está valendo!

Um abraço,

Judy

ELENA said...

Renata ,olha quanto pano pra manga ,aprendi um monte só com os comentarios ,vivendo e aprendendo ,ele está ficando demáis ,não lava até ficar bem encardido e vai usando o quanto for possivel,pq que ele está ficando lindo ahh isso está.BJU!

Fernanda said...

Oi Rê!
Só pra te contar: meus novelos chegaram ontem e com eles na mão entendi muito bem o que você está sentindo... e as cores são linda! :-(

Comprar pela internet tem dessas coisas.

beijos!

Adriana said...

Oi , é horrivel fazer uma coisa achando que não vai dar certo né? eu fiz um sweet com a paratapet com a ag.8 e ficou muito bom , copiei do blog da Sandra(tricô e mais tricô) gostei muito .
Espero que dê tudo certo com seu casaco a cor é linda para o inverno.
Beijos.

Elaine said...

Oi amiga eu tambem comprei essa lã,e tive que desmanchar umas carreiras e quase perdi o fio,realmente nao é muito bom pra roupa,mas a cor ta linda hein!beijos

Berenice... said...

Renata,minina o que aconteceu com vc neste caso em relaçao ao fio Marte foi exatamente o que aconteceu comigo...comprei um pcte ano passado pela internet no site da Aslan dessa lã em vermelho tbm,justamente para um casaco para minha filha,e pior que lã horrivel exatamente assim parece um algodão doce,entao optei por um casaco básico com agulha 7/8 parece que acertei a tensão e vai ficar legal...mas não pretendo compra-lo novamente.