Monday, February 16, 2009

Centímetros x Polegadas


Resolvi fazer este post por uma questão simples:
.
Hoje em dia, muitas tricoteiras (incluindo eu), utilizam receitas em inglês.
Isso acontece por n motivos, mas acredito que o principal deles é que no Brasil, belas receitas são raridade, então optamos pelas estrangeiras, onde o "mercado tricotal" é mais valorizado que aqui.
.
Então acontece o seguinte:
Se a receita é Britânica, não há necessidade de preocupação, pois as unidades de medidas são as mesmas que as nossas.
Mas, se é Americana... a coisa já não é bem assim.
Os Americanos não usam milímetros ou centímetros, como o resto do mundo todo... usam polegadas ao invés disso.
Em muitas receitas, vemos tal instrução: tricotar em ponto meia por 7,5 polegadas. Ou 7,5", que quer dizer a mesma coisa.
.
A grande questão de tudo isso, e onde quero chegar com este post, é no erro de cálculo que muitos cometem (que, inclusive eu, já cometi) na hora de fazer a conversão de medidas.
.
Vamos primeiro aos valores:
1 polegada (1") = 25,4 milímetros (25,4mm).
.
O erro acontece quando pensamos assim:
25,4mm = 2,5 centímetros... então se o trabalho tem 7,5 polegadas, 7,5 x 2,5 = 18,75 cm.
Certo? Não. ERRADO!
.
Polegadas JAMAIS podem ser convertidas diretamente em centímetros. Devem ser convertidas primeiro para milímetros, ou então estaremos desconsiderando 0,4 milímetros do cálculo (1 polegada = 25,4 milímetros, lembram?), o que pode dar uma diferença grande dependendo do tamanho do trabalho.
.
Vamos então, ao cálculo certo:
1 polegada (1") = 25,4 milímetros (25,4mm)
Meu trabalho tem 7,5".
7,5 x 25,4 = 190,5 milímetros (190,5mm).
Movendo então a vírgula para passar para centímetros: 190,5 milímetros = 19,05 centímetros.
Esta sim é a resposta certa.
.
Pelo cálculo errado, deixaríamos 3 milímetros para trás. Pode ser pouco para esse trabalho, e, talvez não dê diferença. Mas quanto maior for a medida em polegadas, maior será o erro de comprimento se o cálculo for feito errado. Muitas vezes, esses milímetros a mais, fazem diferença para um bom trabalho.
.
Espero que eu tenha conseguido me fazer entender. (risos)
.
Happy Knitting!
.
=D
.

10 comments:

Unknown said...

Oi querida!!!
Adorei o post.
Eu errei tudo até hoje,pode ter certeza.hehehe
Vou prestar mais atenção.
Obrigada por dividir com a gente.
Qto à foto abaixo,simplesmente linda!!
Beijos e tenha uma linda semana.

said...

Muito oportuno seu post... tem muita gente que se confunde!
bjos

Tricô e Mais Tricô said...

Renata, acredita que eu estava vendo uma receita e a designer colocou em polegadas? e fiquei pensando, aí que trabalheira, como vou converter? daí passei adiante, mas agora ficou fácil.
Obrigada pela ajuda.
beijos

ELENA said...

Oh my Good !!!sempre fiz tudinho errado , vivendo e aprendendo.
Adorei a parte Certo? não ERRADO!
pq na minha cabeça estava certo!
hahahahaha!!!Obrigada!

Renata S. P. said...

Sandra,

É um pouco chato mesmo ficar convertendo, mas difícil não é, né. Que bom que te ajudei =D


Elena,
Eu também pensava assim, até o meu PAI chegar pra mim e dizer que tava tudo errado. hauauhauhauhaa

Beijos a todos.

Tita Carré said...

Adorei teu blog,me visite tb,
http://agulhaetricot.blogspot.com
abs

Larissa Amaral said...

Obrigada, sua informação me acabou de ser muito útil... bjos

Anonymous said...

Não é mais fácil dividir o 1 centímetro por 2,54 <-- para achar a polegada??

e outra, fazendo a conta da maneira que você colocou, desconsideramos 0,04 e não 0,4.

O post foi muito bem elaborado, meus parabéns, mas dê uma olhada e veja se estou certo...

Um AbRaçO!

Renata S. P. said...

Caro anônimo(a),
Você pode dividir um número em centímetros por 2,54 para encontrar o valor da polegada, mas o caso deste post foi que, muitas pessoas que me visitam tendem a tricotar peças em inglês onde os valores já estão em polegadas e a conversão deve ser feita para centímetros.
Portanto neste caso será sempre uma multiplicação, ok?

Sobre o outro caso, o que fica de fora é realmente 0,04.

Abraço!

Talita said...

Muuuito obrigada!!

Acabei de pegar o meu primeiro molde norte americano na mão e percebi que tinha algo estranho...ele tava minusculo rsrsrsrs

Nem vou comentar como fiz o molde por que vocês vão me achar muuuuuuuuito burra rsrsrsrsrsrs