Thursday, February 26, 2009

Just a Little Dog's Sweater









.
.
No final do ano passado, essa cachorrinha apareceu na casa da minha avó, que acabou sendo adotada por ela e pelas minhas tias. Deram a ela o nome de Pedrita.
Desde então eu venho querendo tricotar uma roupinha para ela.
.
Sempre quis fazer uma roupinha de cachorro, mas o King (que aparece comigo na foto do perfil), que também vive lá na vó não deixa vestir absolutamente nada nele, ele tem medo até de um simples boné... (risos).
.
Eu havia visto há tempos já no blog da Márcia (Mitricot) um modelo de roupinha para cachorro que ela fez para o Bartô (cãozinho dela que eu acho parecidíssimo com a Pedrita), que eu inclusive tentei fazer para a Pedrita, mas ficou apertadíssimo nela, porque a danada engordou muito desde que chegou...
.
Aí olha aqui, olha ali, pesquisa sei lá onde e eu acabei inventando uma roupinha para ela. Juntei algumas técnicas, inventei outras coisas e o que saiu é o que vocês podem ver nas fotos acima.
Como eu odeio costuras, fiz o trabalho com agulha circular e as manguinhas com agulhas de duas pontas. Aliás, para quem já fez as luvas fetching, perceberá que usei a mesma técnica para fazer a abertura das mangas.
Resolvi fazer a roupinha folgadinha, pra que ela fique mais confortável.
.
Ela ficou meio assustada logo que colocamos a roupa nela (acho que dá pra perceber pelas fotos), mas creio que no inverno ela irá curtir, pois o pêlo baixo dela não será suficiente pro frio.
.
.
O sweater é feito do pescoço para baixo.
Segue abaixo então a receitinha que criei para esta roupinha, ok?
.
.
JUST A LITTLE DOG'S SWEATER
BY RENATA S. P.
.
.
Materiais:
- Fio Família (Pingouin) na cor vermelho mescla - 1 novelo 40gr
- Fio Família (Pingouin) na cor café - 1 novelo 40gr
- Pedaço de fio em cor contrastante (para marcar a abertura das mangas)
- Agulha circular 40cm n° 4
- Jogo de agulhas de 2 pontas n° 4
- Agulha para trança
.
.
Abreviações:
m = meia
t = tricot
6ftf = colocar 3 pontos na agulha de trança e segurar na frente do trabalho; tricotar em meia os próximos 3 pontos e depois tricotar em meia os pontos da agulha de trança.
6fta = colocar 3 pontos na agulha de trança e segurar atrás do trabalho; tricotar em meia os próximos 3 pontos e depois tricotar em meia os pontos da agulha de trança.
aum. = aumento
.
.
*Receita da Trança* (compreende 36 pontos do trabalho).
1 e 2 - 3t, 6m, 3t, 12m, 3t, 6m, 3t.
3 - 3t, 6fta, 3t, 6ftf, 6fta, 3t, 6fta, 3t.
4, 5, 6, 7 e 8 - 3t, 6m, 3t, 12m, 3t, 6m, 3t.
9 - 3t, 6fta, 3t, 6fta, 6ftf, 3t, 6fta, 3t.
10, 11 e 12 - 3t, 6m, 3t, 12m, 3t, 6m, 3t.
repetir sempre estas 12 carreiras para as tranças.
.
.
Com o fio na cor marrom, montar 80 pontos na agulha circular e trabalhar em barra 2/2 circularmente por 12cm. Não esquecer de colocar um marcador para o início da carreira.
Carreira de aumento: *4m, 1 aum.* Repetir de * a * até o final da carreira. Agora você deverá ter 100 pontos na agulha.
Passar para o fio vermelho mescla e trabalhar da seguinte forma:
32 pontos em meia, 36 pontos seguindo a receita da trança, 32 pontos em meia.
Trabalhar desta maneira por 15 carreiras.
.
Carreira de marcação da abertura das mangas:
Trabalhar os primeiros 12 pontos em meia. Prender o fio de cor contrastante na peça e, com este fio, tricotar os próximos 10 pontos em meia. Prenda o que sobrou do fio no trabalho e volte estes 10 pontos para o lado esquerdo da agulha. Agora com o fio do próprio trabalho (vermelho mescla) tricote novamente estes 10 pontos em meia. Siga tricotando em meia até os últimos 24 pontos. Nos próximos 10 pontos, repita o esquema do fio de cor contrastante, como no início. Tricote em meia até o final.
.
Siga o trabalho normalmente, como antes (32 pontos em meia, 36 pontos seguindo a receita da trança, 32 pontos em meia). A 28cm do começo, troque de cor para o marrom, tricote mais 6cm em barra 2/2 e arremate.
.
Mangas:
Cuidadosamente, retire o fio de cor contrastante que você marcou anteriormente. Com isso, ficarão expostos 10 pontos em cima e 10 pontos embaixo.
Coloque 1 agulha de duas pontas nos 10 pontos superiores e outra nos 10 pontos inferiores. Prenda o fio vermelho mescla no trabalho. Tricote os 10 pontos inferiores em meia, levante 4 pontos entre as 2 agulhas, meia nos próximos 10 pontos e levante mais 4 pontos no outro vão entre agulhas.
Você terá 24 pontos.
ivida-os em 3 agulhas e trabalhe em meia circulamente por 6 carreiras.
Passar para o fio marrom e trabalhar mais 4 carreiras em ponto barra 2/2.
Rematar.
Repita o mesmo processo para a outra manga.
.
.
Happy Knitting
.
=D
.
PS: Peço que se alguém se aventurar a tricotar o Dog's Sweater e postá-lo em seu blog, cite o blog Sweet Tricot na sua postagem, indicando de onde veio a receita. Se possível, gostaria também que me deixasse um recado com o link para que eu também possa apreciar o seu trabalho.

13 comments:

BEBECROCHE-TRICOT - SANDRA COATTI said...

Oi,amiga!!!
Ficou lindo!!!!
Obrigada pela visita e bom final de semana,
Beijos....sandra Coatti

Monica said...

A Pedrita ficou muito charmosa com a roupa nova, com certeza ela vai adorar usar no inverno!!!Eu adorei o modelito!!!
bjos

Elaine Carlini said...

Olá Ficou linda esta roupinha. Já fiz várias roupas pro meus cães. No começo eles ficam assustados mas qndo o frio chegar tu vais ver como ele vai gostar. Bjos Elaine

Anonymous said...

ai que lindo!!!Muito lindo mesmo viu!!!!

tecendo-arte said...

Nossa!!!Q lindo ficou!!!Sempre quis tricotar uma roupinha de cachorro,mas ao contrário do seu dog que tem medo,o meu come tudo q vê pela frente..rs.Vou salvar a foto tá?Se tiver coragem de tricotar uma roupinha igual te dou os créditos no meu Blog,ta bom?Um bjão.

Cris Fazendo Arte said...

Ai meu Deus... que coisinha mais fofa ficou seu cachorrinho.
Adorei...
Bjos.

ELENA said...

Renata , que cachorrinha mais chiquetéssima , que sweater lindo que vc criou.Adorei atê as cores !
Tenha um bom FDS !!

said...

Que fofa a Pedrita!!!!! e que bom que encontrou um lar:))
A roupinha ficou um luxo só!! amei e ainda cheia de detalhes!
Eu fiz só uma roupinha, tenho muita vontade de fazer mais, mas com roupinha os pelos das cachorras embaraçam muito e depois tenho um trabalhão pra pentear... Mas pra Pedrita, achei perfeita! Meus parabéns:))
bjinhos

Márcia said...

Ai que máximo!!! Muito legal!!! Com mais calma vou pegar a receita e fazer pro meu Bartozinho que também engordou muito. Muito fofa a Pedrita!! E a roupinha ficou lindíssima!!!!! Adorei! Beijão!

Judy said...

Que luxo!
A Pedrita ficou chique demais e com certeza vai adorar este aconchego no inverno!
Cafuné prá Pedrita e pro King, eles são umas gracinhas, para a Vó e para as tias um abraço muito especial por acolherem os bichinhos e ... prá tricoteira meus parabéns por tão lindo e caprichoso trabalho.

Abraço,

Judy

Fernanda Gödke said...

Oi Renata
Parabéns pelo trabalho. Estou louca atrás de receitas de roupinhas para cães e acabei caindo no seu blog. Vou tentar fazer a sua receita, que está linda e depois te conto se deu certo. Se tiver outras receitas para cães me avise, por favor. Meu email é fernanda@mysolution.com.br
Bjo

seni said...

Adorei, a Pedrita está muito linda :-)

Anonymous said...

Oi, ví a sua receita e me aventurei, tenho uma cachorra que é muito parecida com a sua, e sente muito frio no inverno, e faz festa quando vê que vamos vestir algo nela. Bom, foi a primeira peça de tricôt que fiz, pois antes disso só havia tricotado duas mantas em ponto meia e nada mais, não sabia nem o que era agulha cirdular (risos), mas ficou bom, a parte das tranças ficou diferente do seu, e quando cheguei no final percebi que havia feito errado, e fiz uma modificação, no final da peça para que a parte de baixo não ficasse do mesmo tamanho que a parte de cima...ficou legal...pelo menos a minha cachorra vai ficar bem quentinha...muito obrigada...Um abraço (deisegloria@bol.com.br)